DEFESA

``Fortalecimento da interoperabilidade de nossas forças é crucial´´, diz ministro

Jaques Wagner proferiu a aula magna na Escola Superior de Guerra
Publicada em: 03/03/2015 16:59
Imprimir
Fonte: Ministério da Defesa

  O ministro da Defesa, Jaques Wagner, proferiu a aula magna do Curso Superior de Defesa (CSD) da Escola Superior de Guerra (ESG) nesta segunda-feira (02/03), no Rio de Janeiro (RJ). Ele apresentou aos alunos as diretrizes políticas da área, destacando a interoperabilidade entre as Forças Armadas e as iniciativas de modernização dos equipamentos militares do País. "O processo de fortalecimento da interoperabilidade de nossas forças é crucial para garantir seu emprego eficaz ”, ressaltou.

Sobre a modernização tecnológica dos equipamentos, o ministro defendeu que os investimentos se inserem no marco de uma visão estratégica de permanente aprimoramento dos eixos de desenvolvimento social e econômico do país.

A aula magna foi realizada no auditório da Escola de Guerra Naval (EGN) e contou com a presença dos comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Barcellar Leal Ferreira, e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Representando o comandante do Exército estava o General Wellington Montezano.

O Curso Superior de Defesa da ESG completa 30 anos de existência em 2015. Nesta edição, o curso de pós-gradução, em nível scrictu sensu, será oferecido em parceira com a EGN, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e a Universidade da Força Aérea (UNIFA).

 


Geopolítica

Para o auditório lotado da EGN, Jaques Wagner tratou também de geopolítica. “Os novos cenários da política internacional impõem novos desafios", destacou.

Outro assunto comentado pelo ministro foi a necessidade de parcerias estratégicas com os países da América do Sul, por meio da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), e da costa ocidental da África, por meio da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas). “As ameaças contemporâneas internacionalizadas, como a pirataria e o tráfico de armas, geram instabilidade para toda a região e ameaçam a segurança marítima dos países do Atlântico Sul", ressaltou.

Por fim, Jaques Wagner assegurou que trabalhará para preservar os programas prioritários e os projetos estratégicos da Defesa, mesmo com os contingenciamentos do orçamento federal.